A consultoria educacional se inicia com reuniões com direção e coordenação para sentir quais as necessidades da escola como um todo. São trabalhadas as necessidades, buscando dirimir as dúvidas e trazendo resultados, como: trabalho em equipe, relações humanas na escola, procedimentos em sala de aula, dificuldades de aprendizagem, relacionamento com professores, direção e coordenação, relacionamento com pais, qualidade de comunicação, motivação, liderança e postura em sala de aula, a questão da disciplina e outras. Oferecemos palestras e formação para professores e profissionais da educação, palestras e grupos de estudo para pais. Fazemos atendimentos em coaching, individuais e em grupos em mediação e conciliação de conflitos, coaching e equilíbrio emocional.

Clique nas abas abaixo e conheça melhor cada projeto desenvolvido pela equipe da Consultoria Vilas-Boas:

  • Familioteca: Brincadeiras de nascer livro!
    FAMILIOTECA: BRINCADEIRAS DE NASCER LIVRO!!
    OFICINA DE BRINCADEIRAS, LEITURAS PARA PAIS E FILHOS
    Leite, leitura
    letras, literatura,
    tudo o que passa,
    tudo o que dura
    tudo o que duramente passa
    tudo o que passageiramente dura
    tudo,tudo,tudo
    não passa de caricatura
    de você, minha amargura
    de ver que viver não tem cura
    Paulo Leminski
    Viajar pela leitura
    sem rumo, sem intenção.
    Só para viver a aventura
    que é ter um livro nas mãos.
    É uma pena que só saiba disso
    quem gosta de ler.
    Experimente!
    Assim sem compromisso,
    você vai me entender.
    Mergulhe de cabeça
    na imaginação!
    Clarice Pacheco
    Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.
    Rubem Alves
    EMENTA:
    Estamos vivendo um momento bastante complexo e conflitivo em termos de Educação. O mito do raciocínio científico, com todo seu ritual tecnológico, como o da objetividade, por exemplo, encontra-se esgotado em seu potencial criativo. “Uma utopia com o coração é imprescindível, na premente façanha de resgatar a consciência de inteireza, facilitando assim, que o humano se desvele a si mesmo como um espaço de encontro de todos os planos do Universo”. Todos somos convocados à inteireza. Apenas os inteiros estarão preparados para os novos desafios. Por essa razão, o termo-chave é o holístico, proveniente do grego “holos”, que significa inteiro, total. Visão holística é o encontro entre a ciência e a consciência. Queremos a busca de um sentido pleno, totalmente vinculado à inteireza, ao templo do saber, do prazer de conhecer, de perceber a fluidez natural das coisas, da vida.
    E assim, brincar é um direito da criança, faz parte da sua totalidade, da sua humanidade, do seu ser. Não só da criança, mas de todo os seres humanos e também dos animais. Somos seres lúdicos e nos esquecemos disso.
    A infância é o alicerce da vida, a pedra fundamental dos futuros homens e mulheres, cidadãos do mundo. Brincar é a forma de apreender o mundo, conhecê-lo, exercitar e desenvolver destrezas, estimular sua inteligência e conectar-se com os seres que o rodeiam afetiva e criativamente. Por isso brincar é uma necessidade e um direito. É importante que o jogo espontâneo tenha lugar na família, nos grupos de amigos, como também na escola. O jogo livre é riquíssimo em experiências estimulantes para o desenvolvimento, fixa, potencializa, estimula novas aprendizagens. O que potencializa a aprendizagem é exatamente o lúdico, o prazer de aprender, em três situações:
    a) oxigênio - quanto mais oxigênio no cérebro, mais fácil e rápido o aprendizado. Como se consegue oxigenar o cérebro? Exatamente com:
    b) Movimentação dos grandes músculos - Tornar fluídica a circulação provoca oxigenação cerebral. Ativando a circulação através de movimento corporal e da respiração, estaremos preparando o cérebro para a aprendizagem.
    c) Humor - aprender rindo, se divertindo leva-nos a busca do prazer. O que aprendemos com prazer não esqueceremos jamais.
    Portanto, sabemos o quanto a brincadeira é importante na aprendizagem, pois brincando, estamos respirando, exercitando o corpo e a emoção, saboreando o prazer de brincar. A maioria dos educadores (pais e professores) deveria recorrer às suas memórias infantis para resgatar o verdadeiro valor dos jogos espontâneos e poderiam, assim, permitir o lazer de seus educandos, utilizando-o como seu melhor aliado. É a forma com que as crianças recriam sua vida. Expressar-se criativamente através da brincadeira permite elaborar crises vitais, analisar situações dolorosas e problemas buscando a transformação pessoal. Brincadeira e criatividade se conjugam para oferecer às pessoas uma forma de resolver problemas de maneira natural e adequada ao próprio ritmo e necessidades. Neste caso, o jogar do adulto pode manifestar-se através de atividades artísticas ou expressivas que canalizam conflitos, dissolvem bloqueios e elaboram situações difíceis. Na era das terapias complementares, o jogar, esta velha e universal atividade, aparece também como uma alternativa. Então nos damos conta de que a possibilidade está ali, na nossa mão e nos faz voltar às nossas experiências de crianças e que existe em nós a capacidade de reparação interna, capacidade essa sempre presente nas crianças.
    E assim, podemos descobrir que se pode debulhar as lágrimas, pintar as dores, brincar de roda de risos, dançar o pranto, a exemplo do filme Zorba, o Grego, sapatear de alegria, cozinhar a plenitude, escrever a ansiedade. Não nos tornamos crianças ao fazer estas coisas? Assim crescemos e desenvolvemos potencialidades escondidas tornando-nos capazes de autocura e harmonização. Podemos fazer o mesmo que fazem as crianças: aproveitar nossas capacidades e crescer. A força transformadora do jogo não tem idade. É por isso que há necessidade urgente de se criar verdadeiras oportunidades de jogo livre, para que a criança abra um espaço na sua vida interior à curiosidade, ao desfrute de sua imaginação e criatividade.
    Brincar é uma necessidade cotidiana na vida das crianças. E, para que brinquem é suficiente que não sejam impedidas de exercitar a imaginação simbólica, instrumento que lhes fornece os meios de assimilar o real aos seus desejos e aos seus interesses. A brincadeira é um meio privilegiado de inserção na realidade, expressa a forma como a criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo à sua maneira. E é também um espaço onde pode expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos e os conhecimentos construídos a partir da experiência vivida.
    A trajetória da brincadeira é a trajetória das histórias, da criação literária,da leitura, da vida.
    OBJETIVO:
    Tendo em vista as reflexões acima colocadas, a oficina levará aos pais a oportunidade de experienciar brincadeiras junto aos seus filhos, transformando a relação numa ação muito mais amorosa e harmoniosa, na descoberta de como nasce um livro. E, que desta forma, a educação possa ser uma encantadora, prazerosa e alegre tarefa.
    CONTEÚDO
    Fantasia X Realidade
    Ciclagem cerebral e prazer
    Ação relaxante nas brincadeiras
    Criatividade e modelagem
    Brincadeiras X responsabilidade
    Equilíbrio físico e mental
    Autopercepção e contato consigo mesmo
    Atividade corporal muscular
    Ativação circulatória X prazer de viver e aprender com a vida.
    Observação: Esse conteúdo será apresentado por meio de brincadeiras, contação de histórias, fantoches, poesias, colagem, brincadeiras de rodas.
    ESTRATÉGIAS:
    -Rápida explanação teórica;
    - Exercícios de Relaxamento
    - Brincadeiras grupais de: roda, cantigas e outras.
    - Dinâmicas de grupo;
    - Recorte e colagem;
    - Envolvimento e troca entre os participantes;
    - Relação Interpessoal;
    - Brincadeiras dos sentidos (visuais, auditivas, olfativas, gustativas e cinestésicas);
    -Exercícios grupais lúdicos, de criatividade;
    - Apresentação de um pequeno filme;
    - Conversa com um escritor;
    - Criação de um pequeno livro.
    MATERIAL NECESSÁRIO:
    Aparelho de som com CD, colchonetes, espaço livre para atividades grupais. Data show. O notebook, a facilitadora levará.
    PÚBLICO ALVO: pais e crianças de até 10 anos. Professores interessados em levar para sua sala de aula essas estratégias. Pessoas que se interessem pelo assunto.
    DATAS PREVISTAS: a combinar
    NÚMERO DE HORAS: 3 a 4 horas de oficina. (uma manhã ou uma tarde).
    HORÁRIO: a combinar
    INVESTIMENTO: R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) a hora trabalhada. Valor total da oficina = R$1.000,00 (hum mil reais).
    DOCENTE
    MAGDA LUCIA VILAS-BOAS
    APRESENTAÇÃO
    Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Especialista em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN – Franca/SP. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/São Paulo/SP. Curso de Coaching Express Condor Blanco pela AIPC – Associação Internacional dos Profissionais de Coaching. Practionner em Programação Neurolinguística, conhecimentos de Biodança e Movimento Corporal, Saúde e Qualidade de Vida.
    HABILIDADES PARA FORMAÇÃO
    * Practitioner em Programação Neurolinguística;
    * Relaxamento Psicossomático;
    * Treinamento Autógeno;
    * Cursos, Palestras, Workshops e outros eventos;
    * Treinamentos e Consultoria Empresarial;
    * Treinamentos e Consultoria Educacional;
    * Contadora de histórias;
    * Professora de vários módulos de Graduação e Pós-Graduação;
    * Life coaching, Coaching executive e coaching de talentos.
    EXPERIÊNCIA
    * Vinte (20) anos de experiência;
    * Mais de mil e setecentos (1.700) trabalhos realizados no país e fora do país.
    AUTORA DAS SEGUINTES OBRAS:
    VILAS-BOAS, Magda.
    *Relaxamento com Crianças. 15a. ed. – Traduzido para a Língua Espanhola na Argentina - Ejercícios de Relaxación com Niños. Argentina: Edições Loyola.
    * Terceira Idade: Uma Experiência de Amor. 6a. ed. São Paulo/SP: Edições Paulinas.1995.
    * Crianciranda: Terapia Corporal com Crianças. São Paulo: Editora Loyola.1994.
    * Resgatando a Vida: Guia de Apoio ao Processo de Cura. Uberaba/MG: Editora Vitória. 2003.
    * Atraindo Realizações. CD inspirado no filme: O Segredo. 2008.
    * Um Dedinho de Deus na Terra: Crônicas a Um Pai. Campinas/SP: Editora Komedi, 2010. Co-autoria com José Homero Adabo.
    * ESTEVAM, Humberto. MUNIZ, Rogério. Ultrapassando a Fragmentação: Pedagogia da Inteireza na Educação de Jovens e Adultos. Uberaba: Editora e Gráfica Cenecista Dr. José Ferreira, 2012.
    * Aprender a Cuidar na Convivência. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
    CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES
    http://lattes.cnpq.br/7756770179048738
    CONTATOS:
    www.magdavilasboas.com.br
    contato@magdavilasboas.com.br
    consultoria@magdavilasboas.com.br
    19-3252-2661
    19-9 9605-6363
  • Autonomia e Vida

    APRESENTAÇÃO

    O Projeto pretende levar aos participantes da Escola Aberta do SESC Campinas a consciência de que é muito importante adquirir sempre mais autonomia para que a vida lhe seja mais leve, prática, prazerosa.Pretende estimular o idoso a se responsabilizar por si mesmo, a tornar-se o mais autônomo possível, sentir-se capaz naquilo que pode fazer. E, principalmente, mostrar-lhe o quanto ele ainda pode conseguir, o quanto ainda pode ser feliz.


    Neste projeto estarão inseridas. Curso ligado ao movimento corporal, à música, ao canto e ás dinâmicas grupais, que leva em conta o relaxamento muscular, a oxigenação cerebral relacionados ao bem-estar emocional. É um trabalho de visão da pessoa como um todo, um holos, é, portanto uma atividade de integração do ser. Elimina o estresse e a ansiedade, provoca equilíbrio físico e mental. O participante aprende neste curso técnicas que poderão ser usadas em qualquer momento e locais, construindo em si e nos outros a harmonia.


    DESCRIÇÃO DO PROJETO

    O Projeto será desenvolvido constando de sete encontros, os quatro primeiros dirão respeito à autonomia física, das relações e emocional. Os três últimos encontros serão referentes à autonomia financeira.


    OBJETIVOS: Levar aos idosos, reflexões, dinâmicas e idéias práticas de como se tornar sempre mais autônomo na sua vida particular, nas relações, emocionalmente e financeiramente.


    TEMAS ABORDADOS

    • 1ª Semana: Autonomia em saúde – movimento corporal, plano de ação, e cuidados essenciais: (administração de medicação, uso de roupas e sapatos adequados, vacinas, alimentação, exercício físico, caminhada, medição de pressão, organização no lar e outros). Serão somente orientações práticas de como administrar cada situação.
    • 2ª Semana: Autonomia e relacionamento familiar – afeto (relação com outras gerações, a questão de limites para si e para os outros, como trabalhar a liberdade com autonomia, respeito por si e pelo outro).
    • 3ª Semana: Autonomia emocional e administração de conflitos (Comunicação eficiente, empatia, compreensão, colaboração – oferecer e receber).
    • 4ª Semana: Autonomia e alegria (escolha de momentos prazerosos, como escolher e realizar, como transformar a vida em uma atividade prazerosa e alegre).
    • 5ª Semana: Finanças Pessoais como Liberdade Individual
    • 6ª Semana: Autonomia Financeira
    • 7ª Semana: Orçamento Familiar como Partilha de decisões.



    VANTAGEM DO PROJETO

    Os participantes, tendo vivenciado o projeto, terão em mãos ferramentas de como viver e conviver com mais autonomia, donos de si mesmos, sabendo o que querem e como realizar seus anseios harmoniosamente.


    CARGA HORÁRIA: Sete sessões de duas horas cada. Às sextas-feiras, das 14 horas às 16 horas. Total de horas: 14.


    NÚMERO DE PARTICIPANTES: Qualquer número, desde que haja espaço suficiente e amplitude de som.


    RECURSOS AUDIOVISUAIS: aparelho de som com CD e datashow, computador para os programas windows, Word, power point, com som. É possível também trabalhar sem o datashow, somente com o som.


    DOCENTE MAGDA LUCIA VILAS-BOAS
    Documentos: RG nº. 11.376.717 – SSP/MG CIC nº. 143.747.678-35
    Formação profissional: Professora de Língua e Literatura. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Pós-graduação em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN, formação em Biodança, Terapias Alternativas Complementares, e Practioner em Programação Neurolinguistica.
    Experiência profissional relacionada com a temática: 20 anos como professora e consultora em empresas e escolas. Autora de quatro livros ligados à Educação e um CD de áudio de desenvolvimento pessoal. Experiência de trabalho com idosos por 5 anos e autora de um livro referente à atividade.

  • Educação em Valores Humanos

    EMENTA
    Curso que prioriza a educação em valores humanos. O autoconhecimento e a vivência dos valores são preponderantes, pois professores, pais, alunos e escolas assumem o modelo da sociedade do futuro.O progresso de uma nação só acontece quando o sistema educacional integra a sabedoria de vida e o conhecimento intelectual, revelando o papel do homem na sociedade na valorização da vida.


    JUSTIFICATIVA
    Vivemos um momento histórico em que o ser humano está sedento de conhecimento, de fé e de experiências de realização. E para pôr em prática uma mudança do comportamento social faz necessária a compreensão do homem, do mundo, das ciências exatas e humanas não só por via do intelecto, mas por uma transformação interior que atinja o âmago do ser e se manifeste conscientemente por suas ações. E sabemos que a Educação tem um papel fundamental, que pode trazer uma nova compreensão da existência.


    OBJETIVOS

    Este curso tem o objetivo de colaborar com professores e profissionais da Educação no sentido de transformá-los em verdadeiras sementes de valores para assim, influenciarem seus alunos e todo ambiente onde estiver atuando.
    Tem o objetivo de apoiar e sustentar uma motivação, a fim de que o projeto de Valores Humanos seja implementado na Educação. Oferecer uma visão geral
    dos princípios e uma clara compreensão dos Valores Humanos que o professor poderá utilizar nas situações no ambiente escolar.


    TEMAS

    • Conhecimento e Consciência: O despertar para mudanças;
    • Valores Humanos, filosofia da Vida;
    • Os valores humanos e aspectos da Personalidade;
    • Valores Humanos relativos à Verdade;
    • Valores Humanos relativos à Ação Correta – Visão de Cidadania;
    • Valores Humanos relativos à Paz;
    • Valores Humanos relativos ao Amor;
    • Valores Humanos relativos à Não-violência;
    • Como transmitir os valores Humanos;
    • A família e a Educação em valores humanos;
    • A metodologia do Programa de Educação em Valores Humanos;
    • Técnicas de aplicação do Programa de Valores Humanos dentro e fora da sala de aula;
    • Criatividade e Novas Metodologias para a implementação de Valores Humanos;
    • Disciplina na Escola: autonomia e Limites e Valores Humanos;
    • Ética e Valores Humanos (Ou arte da Convivência);
    • Valores Humanos, Cidadania e meio ambiente;
    • Valores Humanos, Saúde e Qualidade de Vida;
    • Valores Humanos e o Facilitador Holocentrado;
    • Valores Humanos e Inteligência Emocional;
    • Valores Humanos e a Nova Lei de Diretrizes e Bases;
    • Valores Humanos e Temas Transversais.


    CARGA HORÁRIA: 60 HORAS


    INVESTIMENTO: R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) a hora trabalhada.


    DOCENTE - MAGDA LUCIA VILAS-BOAS
    Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN – Franca/SP. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo/SP. Curso de Coaching Express Condor Blanco pela AIPC – Associação
    Internacional dos Profissionais de Coaching. Mestranda em Pedagogia Empresarial pela Winsconsin International University/USA.

    HABILIDADES PARA FORMAÇÃO

    • Practitioner em Programação Neurolingüística;
    • Relaxamento Psicossomático;
    • Treinamento Autógeno;
    • Terapias Complementares;
    • Cursos, Palestras, Workshops e outros eventos;
    • Treinamentos e Consultoria Empresarial;
    • Treinamentos e Consultoria Educacional;
    • Professora de vários módulos de Graduação e Pós-Graduação;
    • Life coaching, Coaching executive e coaching de Talentos.


    EXPERIÊNCIA

    • Vinte (20) anos de experiência;
    • Mais de mil e duzentos (1.200) trabalhos realizados no país e fora do país.


    AUTORA DE VÁRIAS OBRAS

    • VILAS-BOAS, Magda. Relaxamento com Crianças. 15a. ed. – Traduzido para a Língua Espanhola na Argentina - Ejercícios de Relaxación com Niños. Argentina: Edições Loyola.
    • VILAS-BOAS, Magda. Terceira Idade: Uma Experiência de Amor. 6a. ed. São Paulo/SP: Edições Paulinas.1995.
    • VILAS-BOAS, Magda. Resgatando a Vida: Guia de Apoio ao Processo de Cura. Uberaba/MG: Editora Vitória.2003.
    • VILAS-BOAS, Magda. Crianciranda: Terapia Corporal com Crianças. São Paulo: Editora Loyola. 1994.
    • VILAS-BOAS, Magda. Atraindo Realizações. CD inspirado no filme: O Segredo. 2008.
    • VILAS-BOAS, Magda. Um Dedinho de Deus na Terra: Crônicas a Um Pai. Campinas/SP: Editora Komedi, 2009.


    CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES
    http://lattes.cnpq.br/7756770179048738

  • Estratégias em Sala de Aula

    “ Estudar sempre. Aprimorar-se. Superar-se e estar sempre pronto a aprender parecem ser sempre e agora, mais que nunca, as condições do trabalho do professor. “


    JUSTIFICATIVA
    Sabemos das grandes dificuldades encontradas no dia-a-dia escolar em trazer motivação aos alunos, em fazê-los se interessarem pelo conteúdo e em se disciplinarem para uma responsabilidade na aprendizagem. Sabemos também que as circunstâncias sociais, familiares, tecnologias fazem com que o aluno esteja disperso e desinteressado.


    Este curso instiga o diálogo entre os professores, estimula a criatividade de ousar o novo, de incorporar o que dá prazer ao professor e ao aluno na sala de aula, oferecendo um suporte para as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar e, oferecendo também um novo modo de produção de conhecimento.

    OBJETIVOS
    O objetivo é criar situações de trabalho em que a prática escolar se apresente com possibilidade de construção de conhecimento e viabilidade de solução para os processos vivenciados pelo professor em sala de aula.


    A finalidade maior deste curso é reacender nos participantes o prazer de ensinar, transformando este ensinar em alegria de conhecer.


    CONTEÚDOS

    • Histórico da metodologia da Educação
    • Inovações Pedagógicas
    • Escola em favor da vida
    • O uso da fantasia X realidade em sala de aula (brincadeira e responsabilidade).
    • Atividade corporal: prazer de viver e aprender com a vida (inserção do aprendiz na realidade social, comunitária e familiar)
    • O uso do relaxamento em sala de aula como coadjuvante da disciplina.
    • Grupos áulicos: trabalho em equipe, criatividade e liderança;
    • Professor/aluno: crescimento em parceria – segredos do relacionamento;
    • Postura do professor (voz, movimentos, técnicas de apresentação e de busca de atenção da classe).
    • Uso das histórias, músicas, teatro, dinâmicas e outras técnicas.

    PÚBLICO ALVO: Professores de todas as áreas e pessoas interessadas no assunto.

    INVESTIMENTO: A negociar


    RESULTADOS ESPERADOS

    • Professores mais dinâmicos e mais conhecedores da Didática da modernidade.
    • Alunos mais interessados na aprendizagem;
    • Alunos e professores mais relaxados e mais dispostos a fazer um trabalho prazeroso e consequentemente, conhecimento maior.

    MATERIAIS

    • Textos (xérox) destinados aos professores cursistas, oferecidos pela docente.
    • Sulfite, canetas, lápis, borrachas, pincéis atômicos, cartolinas, papel pardo, fita crepe, revistas usadas.
    • Multimídia;
    • Local próprio para as capacitações;
    • Aquisição de material didático (um livro de autoria da facilitadora) para uso dos professores.



    RESPONSÁVEL – Magda Vilas-Boas

  • Relaxamento e Equilíbrio Emocional

    OBJETIVO
    Este curso tem o objetivo de ensinar às pessoas técnicas de como relaxar, meditar, contemplar e organizar a vida para uma realização individual e no relacionamento com os outros.


    O ser humano vive correndo, sem tempo para parar e se sentir. Assim fica sem experienciar a tranqüilidade e a calma. O nosso curso vai dar esta oportunidade, eliminando as tensões e provocando soltura e bem-estar. O Relaxamento é importante porque faz dominar as tensões, provocando saúde física e mental, oferecendo equilíbrio emocional, integração corpo/mente e melhora as relações humanas consigo mesmo, na família, no trabalho e na sociedade em geral.

    CONTEÚDO

    • Como distensionar músculos e articulações;
    • Entrando em estado de alfa;
    • Exercícios de concentração;
    • Técnicas de relaxamento;
    • Uso da música para relaxar;
    • Como se equilibrar emocionalmente;
    • O uso da respiração e das cores no relaxamento;
    • Uso do relaxamento para eliminar insônia, depressão e doenças;
    • Buscando a alegria de viver através do relaxamento;
    • Relaxamento como proposta de vida para mudanças significativas.

    CARGA HORÁRIA: 08 horas

    NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 40 pessoas

    INVESTIMENTO: a combinar

    DOCENTE MAGDA VILAS-BOAS

    Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Pós-graduação em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN (Universidade de Franca/SP). Especialista em Terapias Alternativas/complementares, Relaxamento Psicossomático, Massagem Relaxante Integrativa, Treinamento Autógeno e Biodança. Pracctioner em Programação Neurolingüística.


    AUTORA DOS SEGUINTES LIVROS
    “Relaxamento com Crianças” - Editora Loyola – traduzido para a língua espanhola com o título “Ejercicios de Relaxación para Niños” - 15a. Edição.
    “Terceira Idade: uma Experiência de Amor” – Edições Paulinas – 5a. Edição.
    “Crianciranda: Terapia Corporal com Crianças” – Editora Loyola – 3a. Edição.
    “Resgatando a Vida – Guia de apoio ao processo de cura” – Editora Vitória – Uberaba~MG, 1ª Edição.
    CD “Atraindo Realizações” – inspirado no filme O Segredo.
    “Ultrapassando a Fragmentação: Pedagogia da Inteireza na Educação de Jovens e Adultos” – Editora CNC Uberaba: 2012.1ª Ed.

  • Projeto: Construindo saúde

    Apresento Soeli Carmen Zanatta, excelente professora, facilitadora de variados trabalhos. Aproveitem!

    PROJETO:CONSTRUINDO SAÚDE
    Soeli Carmen Zanatta


    EMENTA
    A atividade visa oferecer a possibilidade de dedicar um tempo da nossa jornada para cuidar das questões relativas a saúde, esta pensada a nível físico, emocional e mental.

    OBJETIVOS
    Proporcionar aos participantes uma atividade corporal que auxilie o organismo a manter o equilíbrio interno, permitindo assim que a sabedoria inata do nosso corpo possa se manifestar, elevando os níveis de saúde.

    BENEFÍCIOS ESPERADOS
    • Aumento da consciência corporal
    • Redução dos níveis de Stress;
    • Redução das tensões musculares;
    • Aumento da disposição, do ânimo;
    • Melhora na comunicação intra e interpessoal;

  • Oficina Escrever é desvendar o mundo

    Engasgante,
    Sofrida,
    Amante!


    A palavra engasgada
    Na garganta sufocante,
    Quer sair, está pronta...
    Meio tonta,
    Mas entalada
    Na essência do Ser.


    É isso!!!
    Ser!!!
    Escrever é ser
    É viver.
    É vencer a palavra
    É buscar a vida
    E é também morrer...


    EMENTA
    A Língua, mais que liberdade, necessita de sabor e é a Literatura que cumpre o papel de alimentar a linguagem. E “na ordem do saber, para que as coisas se tornem o que são, o que foram, é necessário esse ingrediente, o sal das palavras. É esse gosto das palavras que faz o saber profundo, fecundo". (Barthes, 2000, p.21). Barthes atenta para a liberdade de criação de quem escreve, compara a língua ao teatro (2000 p. 28), mais especificamente ao drama (do grego que significa ato, ação).


    Portanto, não se pode negar que “a língua, na sua modalidade literária, fecunda neologismos, signos, símbolos; mistura prosa e poesia para parir idéias de forma autêntica, seduzindo e dando prazer não só a quem escreve como a quem lê” (Cíntia Barreto).


    Escrever consiste, em escrever contra, sobre, a favor, ou, mais simplesmente, a partir de outros textos. Não há escrita sem polêmica, retomada, citação, alusão, etc. Ninguém escreve a partir do nada, ou a partir de si mesmo (UNICAMP, 2001).


    O melhor estímulo para a reflexão é a leitura. E reflexão é ingrediente primordial para escrever. É o processo intrigante: ler o que os outros já escreveram a partir de outras leituras e assim, indefinidamente, pois “a escrita está impregnada de outras escritas, ou seja, a leitura é dialogo direto ou indireto com outras leituras. A leitura é um diálogo velado com o outro”.(Cíntia Barreto,) A leitura deve ser útil, deve aproximar aquele que lê daquele que escreve e deve propiciar, antes de qualquer coisa, a reflexão. Portanto, há de se reforçar o que Othon Moacyr Garcia disse: “aprender a escrever é aprender a pensar”.


    A oficina será um momento de reflexão sobre o autor, o ato de criar, de produzir fantasia, de encantar com o elemento mágico da escrita. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o processo de criação por que passa o escritor e entrar em contato com a personalidade de quem escreve através da leitura. Além de perceber a forma como o escritor concebe o mundo que o cerca e sobre ele age.


    OBJETIVOS
    Levar professores, pesquisadores da Literatura Infantil, contadores de Histórias e autores a penetrar no mundo íntimo do escritor e da escrita, da criação, pois todos têm muitos livros dentro de si. Compreender o processo de escrever, seus estágios e habilidades. Apresentar estratégias e oportunidades de tempo e de espaço onde os participantes possam se reunir e criar dinâmicas para o fortalecimento das relações sócio –afetivas e de dimensão íntima na construção da história deles e dos seus alunos.


    CONTEÚDO

    • Escrever como o pensar de boa qualidade;
    • Acuidade do pensamento: saborear uma idéia até que ela se aposse daquele que escreve;
    • Perspectivas múltiplas: dançar com a idéia;
    • Dar forma à idéia que cresce com as mentes que a semearam;
    • Viver com a ambigüidade, a confusão e a incerteza da idéia;
    • Prazeres físicos e semânticos do escrever;
    • Ser autor de uma vida, um livro, um poema, uma história...
    • Uma história se conta, não se explica”. (Jorge Amado);
    • “Escrever é sacudir o sentido do mundo” (Roland Barthes);
    • Contar histórias, criar histórias: aprendizagem pelo prazer;
    • Aprimoramento das relações sócio-afetivas através da escrita;
    • Escrever: atingir o imaginário, a fantasia, a pessoa – uma percepção holística;
    • Histórias: metáforas da vida;
    • Imaginação criativa fantasia, magia, mito, o simbólico e arquétipos.


    ESTRATÉGIAS
    A oficina será realizada utilizando-se de variadas estratégias, como: dinâmicas grupais, técnicas lúdicas, exercícios de Biodança e de Programação Neurolinguística, como também exercícios de leitura e criação, oral e escrita.


    PUBILCO ALVO
    Professores de Literatura, contadores de histórias, autores e pesquisadores da Literatura infantil, agentes de leitura, artistas e público adulto em geral.


    CARGA HORÁRIA: 16 horas.


    DOCENTE MAGDA LUCIA VILAS-BOAS

    Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN – Franca/SP. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo/SP. Curso de Coaching Express Condor Blanco pela AIPC – Associação Internacional dos Profissionais de Coaching. Mestranda em Pedagogia Empresarial pela Winsconsin International University/USA.


    HABILIDADES PARA FORMAÇÃO

    • Practitioner em Programação Neurolingüística;
    • Relaxamento Psicossomático;
    • Treinamento Autógeno;
    • Terapias Complementares;
    • Cursos, Palestras, Workshops e outros eventos;
    • Treinamentos e Consultoria Empresarial;
    • Treinamentos e Consultoria Educacional;
    • Professora de vários módulos de Graduação e Pós-Graduação;
    • Life coaching, Coaching executive e coaching de talentos.


    EXPERIÊNCIA

    • Vinte (20) anos de experiência;
    • Mais de mil e duzentos (1.200) trabalhos realizados no país e fora do país.


    AUTORA DE VÁRIAS OBRAS

    • VILAS-BOAS, Magda. Relaxamento com Crianças. 15a. ed. – Traduzido para a Língua Espanhola na Argentina - Ejercícios de Relaxación com Niños. Argentina: Edições Loyola.
    • VILAS-BOAS, Magda. Terceira Idade: Uma Experiência de Amor. 6a. ed. São Paulo/SP: Edições Paulinas.1995.
    • VILAS-BOAS, Magda. Resgatando a Vida: Guia de Apoio ao Processo de Cura. Uberaba/MG: Editora Vitória.2003.
    • VILAS-BOAS, Magda. Crianciranda: Terapia Corporal com Crianças. São Paulo: Editora Loyola.1994.
    • VILAS-BOAS, Magda. Atraindo Realizações. CD inspirado no filme: O Segredo. 2008.
    • VILAS-BOAS, Magda. Um Dedinho de Deus na Terra: Crônicas a Um Pai.Campinas/SP: Editora Komedi, 2009.


    CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES
    http://lattes.cnpq.br/7756770179048738

    BIBLIOGRAFIA

    • BARTHES, Roland. Aula. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 2000. _______________. O prazer do texto. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
    • BLOOM, Harold. Como e por que ler. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
    • PRADO, J. & CONDINI, P. (Orgs.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999, p. 71-3
    • GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. 15. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.
    • CAMPOS, Haroldo de. A Operação do Texto.São Paulo: Perspectiva, 1976. Coleção Debates – Crítica.
    • MONEGAL, Emir R. Borges: Uma Poética da Leitura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
    • CARVALHO, Bárbara Vasconcelos. A Literatura Infantil. 2.ed. São Paulo: Edart, 1982.
    • BRAGA, Maria Lucia Santaella. Produção de Linguagem e Ideologia. São Paulo: Cortez Editora, 1980.
  • O Patinho que Nada Tinha de Feio

    EMENTA
    É de conhecimento geral a premente necessidade de se adquirir consciência de valores fundamentais para a vida harmoniosa com as pessoas, com a Natureza e com as situações. Importância essa que se fundamenta no aprendizado de um novo modo de vida, com equilíbrio, foco, respeito e discernimento.


    No intuito de trabalhar a interdisciplinaridade, citada na nova lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Transdisciplinaridade, que propõem uma Educação calcada na cidadania, no conhecimento e vivência em temas transversais: o compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Por isso a necessidade de trabalhar meio ambiente, sexualidade, cidadania, pluralidade cultural, saúde, questões estas importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana do nosso aluno, trazendo assim, a prática do autoconhecimento, do respeito pelo outro, da transposição para a vida pessoal de valores morais, equilíbrio emocional, responsabilidade pela melhoria na qualidade de vida no planeta, relacionamento harmonioso com o espaço onde vive e com as pessoas com quem convive.


    Este projeto, portanto tem o objetivo de levar aos aprendizes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio valores humanos e conhecimento sistêmico da vida. E para isso, apresentamos o presente projeto.


    DESENVOLVIMENTO
    O projeto compreende quatro estórias.

    • Ensino Infantil
    • Ensino Fundamental – primeira fase.
    • Ensino Fundamental – segunda fase.
    • Ensino Médio.


    Todas as estórias terão o mesmo objetivo, apresentarão valores, em diferentes circunstâncias e adequados à faixa etária e ao nível de ensino. Serão acompanhadas de manual de orientação e sugestões (quanto à aplicação em termos de desenvolvimento de valores humanos e aplicação da interdisciplinaridade) de utilização das histórias para que os professores sejam facilitados ao utilizar o material.


    Será formatado também um trabalho para pais, professores e profissionais da Educação, no sentido de conhecimento de todo o conteúdo trabalhado com os aprendizes, uma vez que se trata de reflexão e mudança de comportamento. Desta forma toda a comunidade escolar será beneficiada no aprendizado de busca de um estilo de vida mais saudável e harmonioso, pois todo adulto é um educador.


    Apresentamos, como primeiro passo, uma história, própria para o final da primeira fase do Ensino Fundamental ou início da segunda fase (de 3ª série a 6ª série), o presente projeto e um manual de sugestões para o trabalho com a estória.

  • Parâmetros Curriculares Nacionais

    INTRODUÇÃO
    O conhecimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Brasileira tem o objetivo de colaborar com o professor na elaboração do seu trabalho, estimulando seu esforço diário em fazer com que os alunos se insiram no conhecimento e desenvolvam habilidades essenciais para crescerem como cidadãos participativos, que refletem, autônomos e conhecedores de seus direitos e deveres.


    Estudar sempre. Aprimorar-se. Superar-se e estar sempre pronto a aprender parecem ser sempre, e agora, mais que nunca, as condições do trabalho do professor.


    Como conseqüência desse conjunto de características relacionadas ao trabalho do professor, temos verificado, mais acentuadamente nos últimos anos, um crescimento das iniciativas daquilo que já foi, há muito tempo, chamado de reciclagem, posteriormente, de capacitação e, mais recentemente (de forma mais adequada), de Educação Continuada.


    Este projeto visa a uma conscientização crescente, acerca da importância de garantir ao professor formas concisas de aperfeiçoamento.


    CONTEÚDO

    • Transversalidade:
      - Ética
      - Artes
      - Meio Ambiente
      - Orientação afetivo/sexual
      - Pluralidade Cultural
    • Disciplinas:
      - História
      - Língua Portuguesa
      - Ciências Naturais
      - Educação Física
      - Matemática
      - Geografia


    ESTRATÉGIAS

    • Exposição Teórica;
    • Dinâmicas grupais;
    • Apresentação dos diversos parâmetros, aplicação da teoria;
    • Criação coletiva, grupal e individual de aulas vivências de acordo com os parâmetros.


    MATERIAIS NECESSÁRIOS

    • Espaço amplo sem móveis;
    • Computador com som, Power point, Windows media player e datashow.
    • Papel A4, giz cera, tinta a dedo, revistas usadas, cola e tesoura.


    PÚBLICO ALVO: Professores e profissionais da Educação.


    DURAÇÃO:
    60 horas

    DOCENTE - MAGDA LUCIA VILAS-BOAS
    Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN – Franca/SP. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo/SP. Curso de Coaching Express Condor Blanco pela AIPC – Associação
    Contultoria Vilas-Boas
    Internacional dos Profissionais de Coaching. Mestranda em Pedagogia Empresarial pela Winsconsin International University/USA.


    HABILIDADES PARA FORMAÇÃO

    • Practitioner em Programação Neurolingüística;
    • Relaxamento Psicossomático;
    • Treinamento Autógeno;
    • Terapias Complementares;
    • Cursos, Palestras, Workshops e outros eventos;
    • Treinamentos e Consultoria Empresarial;
    • Treinamentos e Consultoria Educacional;
    • Professora de vários módulos de Graduação e Pós-Graduação;
    • Life coaching, Coaching executive e coaching de talentos.


    EXPERIÊNCIA

    • Vinte (20) anos de experiência;
    • Mais de mil e duzentos (1.200) trabalhos realizados no país e fora do país.


    AUTORA DE VÁRIAS OBRAS

    • VILAS-BOAS, Magda. Relaxamento com Crianças. 15a. ed. – Traduzido para a Língua Espanhola na Argentina - Ejercícios de Relaxación com Niños. Argentina: Edições Loyola.
    • VILAS-BOAS, Magda. Terceira Idade: Uma Experiência de Amor. 6a. ed. São Paulo/SP: Edições Paulinas.1995.
    • VILAS-BOAS, Magda. Resgatando a Vida: Guia de Apoio ao Processo de Cura. Uberaba/MG: Editora Vitória.2003.
    • VILAS-BOAS, Magda. Crianciranda: Terapia Corporal com Crianças. São Paulo: Editora Loyola.1994.
    • VILAS-BOAS, Magda. Atraindo Realizações. CD inspirado no filme: O Segredo. 2008.
    • VILAS-BOAS, Magda. Um Dedinho de Deus na Terra: Crônicas a Um Pai.Campinas/SP: Editora Komedi, 2009.


    CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES
    http://lattes.cnpq.br/7756770179048738

  • Redação e Ortografia

    O corpo e a palavra no processo criativo.


    JUSTIFICATIVA
    Há uma grande necessidade de uma mudança de postura de conhecimento da língua e de estratégias de como utilizá-la. No meio universitário percebemos a dificuldade em elaborar trabalhos de pesquisa que implicam reflexão sobre a aprendizagem e sobre ação interacionista com as pessoas e com a própria vida.
    Acredita-se que a carência lingüística na sua forma culta é hoje uma problemática que deve ser pensada e discutida por todos os educadores. Para isso este projeto propõe uma reflexão sistemática do uso das diferentes linguagens e sua prática, por meio do aprendizado da produção de textos e da ortografia, num processo reflexivo do educador e das pessoas que sentem necessidade de aprimoramento na Língua .


    OBJETIVOS

    • Despertar os alunos para o processo de interação social, que é a linguagem oral e escrita, de modo que eles atuem como sujeitos críticos e conscientes nesse processo.
    • Aplicar recursos de interpretação e produção de textos, relacionando-os a diferentes textos e contextos.
    • Refletir sobre aspectos morfossintáticos da linguagem.
    • Possibilitar aos educadores vivenciar variadas técnicas de redação, usando o corpo, o pensamento, a palavra oral e escrita, focando o processo de criação de idéias e o registro delas.


    CONTEÚDO

    • Comunicação oral e escrita – o ato de comunicação - 4 horas
    • Diferentes concepções de ensino-aprendizagem e de leitura - aspectos téoricos que embasam as diferentes práticas de leitura - 08 horas
    • A leitura sob um enfoque interacionista - 4 horas
    • A leitura sob um enfoque da análise do discurso - 08 horas
    • A leitura a partir de uma concepção sócio-discursiva - 08 horas
    • A importância do contexto de produção e do contexto de leitura para compreensão do texto - 12 horas
    • Intertextualidade: Coesão e coerência textuais (texto e lingüística do texto) - 16 horas
    • Leitura e Produção do texto narrativo - 08 horas
    • Leitura e Produção do texto descritivo - 08 horas
    • Leitura e produção do texto dissertativo - 08 horas
    • Análise do discurso - 06 horas
    • O texto na sala de aula (jornais, revistas, murais, cartazes, vídeos, receitas, bulas, etc.) - como trabalhar - 24 horas
    • O silenciamento de sentidos nos livros didáticos - 4 horas de apresentação do docente + 4 horas de pesquisa de campo + 4 horas de análise dos exercícios e dos enunciados - 12 horas
    • Os diferentes tipos de linguagens e suas aplicações na Educação. (4 horas de apresentação do docente e análise das amostras + 4 horas de criação + 4 de apresentação dos grupos - 12 horas
    • O papel dos modalizadores e das diferentes vozes em um texto - como lê-los e compreendê-los? (diferentes possibilidades de leitura) - 08 horas
    • Gramática e Interação: uma proposta de utilização da linguagem na pesquisa. (criação de portfólio e projetos - 32 horas

    HORAS CONTEÚDO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS RECURSOS SISTEMA DE AVALIAÇÃO
    04 Comunicação Oral e Escrita - o ato de comunicar Apresentação teórica Xerox de textos Discussão de leituras
    08 Diferentes concepções de ensino-aprendizagem e de leitura - aspectos teóricos Apresentação teórica da docente Papel A4 e canetas Dinâmicas de grupo
    04 A leitura sob um enfoque interacionista Orientação da discussão Xerox de textos e vídeo DIscussão de leitura em grupo
    08 A leitura sob um enfoque da análise do discurso Análise de vários textos Xerox de textos e letras de música Análise de um texto (trabalho individual)
    12 A leitura a partir de uma concepção sócio-discursiva Apresentação de variadas leituras Som, vídeo, pinturas Participação de cada aluno nas apresentações
    12 A importância do contexto de produção e do contexto de leitura para compreensão do texto Orientação para visita a campo Datashow Participação da Visita a campo
    16 A intertextualidade: Coesão e Coerência textuais. Texto e linguística do texto Oficina: leitura e produção de textos Jornais, revistas, bulas, receitas, etc. Produção de textos. Vivências fora da sala de aula
    08 Leitura e produção de texto narrativo Apresentação de variados textos narrativos Textos Xerocados Exercícios de observação e detalhamento
    08 Leitura e produção de texto descritivo Visita a campo, análise e discussão Papel A4 e canetas Produção de textos. Discussão dos resultados.
    08 Leitura e produção de texto dissertativo Análise de textos e exercício de relaxamento Jornais, revistas, etc. Discussão dos resultados
    06 Análise do Discurso Análise de textos Tintas para pintura a dedo Dinâmicas grupais, análise de textos
    24 O texto na sala de aula (jornais, revistas, murais, cartazer, vídeos, receitas, bulas, etc) e como trabalhar Apresentação da docente e análise do material pedido, elaboração de materiais semelhantes e apresentação dos grupos Jornais, revistas, cola, tesoura, tintas, giz de cera, papel A4 Elaboração de materias semelhantes e apresentação dos grupos
    12 O silenciamento de sentido nos livros didáticos Apresentação da docente e pesquisa de campo Papel A4 e canetas Análise e avaliação da pesquisa de campo (em grupo)
    12 Os diferentes tipos de linguagens e suas aplicãções na Educação Apresentação e análise das amostras dos diferentes tipos de linguagens O aluno trará o material necessário para seu grupo Criação e apresentação dos grupos. Seminário
    08 O papel dos modalizadores e das diferentes vozes em um texto - como lê-los e compreendê-los? (diferentes possibilidades de leitura) Orientação feita pelas docentes para a Oficina Textos Xerocados Oficina de leitura e compreensão dos textos
    32 Gramática e Interação: uma proposta de utilização da linguagem na pesquisa Orientação para a criação do portfólio e projetos Material do aluno Criação de portfólio e projetos

    METODOLOGIA DE TRABALHO
    A metodologia de trabalho é apoiada por modernos recursos audiovisuais e abrange:

    • Discussões de leituras;
    • Dinâmicas de grupo;
    • Produção de texto;
    • Seminários;
    • Portfólio;
    • Elaboração de jornais, murais, cartazes e outros;
    • Oficinas: leitura e produção de texto – abordagem discursivo-enunciativa;
    • Apresentação teórica dos resultados;
    • Oficinas:
      - Elaborando projeto
      - Conferindo os textos produzidos
      - Criando portfólio
    • Formato de aplicação:
      -Pensar,falar,escrever.
      - Experiências de liberação da tensão, da linguagem e do pensamento.
      - Organização do pensamento lógico.
      - Escrita automática,associação livre, fluxo verbal,palavras geradoras.
      - Busca das palavras: próprias e do outro.
      - Função emotiva da linguagem.
      - Enumeração e mote.
      - Ler e escrever / escrever e ler.
      - Texto e contexto.
      - Descrever, narrar, dissertar.


    AVALIAÇÃO

    Será aprovado (para fins de certificação) o participante que comparecer a, pelo menos 90% das aulas ministradas e obtiver nota igual ou superior a 80 nos trabalhos, provas, projetos e portfólio. Esta avaliação será constante, durante todo o curso.

    PÚBLICO-ALVO

    Dirigido a profissionais em geral, alunos cursando licenciatura, graduandos e toda pessoa interessada no aprofundamento da Língua..


    CARGA HORÁRIA:180 horas/aula

    HORÁRIO: 16 encontros: Às sextas-feiras, das 19 horas às 22 horas aos sábados das 08 às 12 e das 13 às 17 horas (ou outro horário a combinar com a Instituição).


    INVESTIMENTO: R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) a hora trabalhada.


    DOCENTE - MAGDA LUCIA VILAS-BOAS

    Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN – Franca/SP. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo/SP. Curso de Coaching Express Condor Blanco pela AIPC – Associação Internacional dos Profissionais de Coaching. Mestranda em Pedagogia Empresarial pela Winsconsin International University/USA.

    HABILIDADES PARA FORMAÇÃO

    • Practitioner em Programação Neurolingüística;
    • Relaxamento Psicossomático;
    • Treinamento Autógeno;
    • Terapias Complementares;
    • Cursos, Palestras, Workshops e outros eventos;
    • Treinamentos e Consultoria Empresarial;
    • Treinamentos e Consultoria Educacional;
    • Professora de vários módulos de Graduação e Pós-Graduação;
    • Life coaching, Coaching executive e coaching de talentos.


    EXPERIÊNCIA

    • Vinte (20) anos de experiência;
    • Mais de mil e duzentos (1.200) trabalhos realizados no país e fora do país.


    AUTORA DE VÁRIAS OBRAS

    • VILAS-BOAS, Magda. Relaxamento com Crianças. 15a. ed. – Traduzido para a Língua Espanhola na Argentina - Ejercícios de Relaxación com Niños. Argentina: Edições Loyola.
    • VILAS-BOAS, Magda. Terceira Idade: Uma Experiência de Amor. 6a. ed. São Paulo/SP: Edições Paulinas.1995.
    • VILAS-BOAS, Magda. Resgatando a Vida: Guia de Apoio ao Processo de Cura. Uberaba/MG: Editora Vitória.2003.
    • VILAS-BOAS, Magda. Crianciranda: Terapia Corporal com Crianças. São Paulo: Editora Loyola.1994.
    • VILAS-BOAS, Magda. Atraindo Realizações. CD inspirado no filme: O Segredo. 2008.
    • VILAS-BOAS, Magda. Um Dedinho de Deus na Terra: Crônicas a Um Pai.Campinas/SP: Editora Komedi, 2009.


    CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES
    http://lattes.cnpq.br/7756770179048738

    BIBLIOGRAFIA

    • TRAVAGLIA, L.C. Gramática e Interação. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
    • KOCH, I. V. A Coesão Textual. São Paulo: Editora Contexto, 2002.
    • KOCH, I.V. e TRAVAGLIA, L. C.A Coerência Textual. São Paulo: Editora Contexto, 2002.
    • GRANATIC, B. Técnicas Básicas de Redação. São Paulo: Editora Scipione, 2002.
    • FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Lingüística. São Paulo: Editora Contexto, 2003.
    • FARACO & MOURA. Gramática. São Paulo: Ática, 2001.
    • FARACO, C. A. e TEZZA, C. Prática de Texto para Estudantes Universitários. Petrópolis-RJ: Editora Vozes.
    • ANDRÉ, H. A .Curso de Redação. São Paulo: Editora Moderna, 2001.
    • INFANTE,U. Do Texto ao Texto. São Paulo: Editora Scipione, 1998.
    • PLATÃO e FIORIN. Lições de Texto: Leitura e Redação. Ed. Ática: São Paulo 2 ed. – 1997
    • CEREJA, W. R. e MAGALHÃES, T. C. Texto e Interação. São Paulo: Editora Atual, 2000.
    • FULGÊNCIA, L .e LIBERATO, Y. Como Facilitar a Leitura. São Paulo: Editora Contexto, 2003.
    • GERALDI, J. W. (org.). O Texto Na Sala de Aula. São Paulo: Editora Ática, 2002.
    • FIORIN, P. Para Entender o Texto. São Paulo: 2002.
    • INFANTE, U. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. São Paulo: Editora Scipione, 2001.
    • NOGUEIRA, N. R. Pedagogia de Projetos. São Paulo: Editora Érica, 2002

  • Relaxadança

    EMENTA
    Exercício corporal sintonizado com a música com objetivo de eliminar calorias, estresse e relaxar.
    Neste exercício são utilizadas técnicas que provoquem unidade entre corpo e mente, equilíbrio emocional e motivação de vida com qualidade, além de desenvolver auto-estima e autodisciplina, numa visão sistêmica da vida.


    OPERACIONALIZAÇÃO
    Estes exercícios têm uma sistemática que vai de exercícios leves, relaxamento aos de alto impacto.
    Trabalha também a relação com o próprio corpo, relação grupal, o lúdico, a autoliderança para mudanças internas.
    São utilizados exercícios de Programação Neurolingüística para uma reprogramação mental de transformações mentais, aprendendo como dirigir o cérebro para busca da excelência pessoal, entrando em contato com o potencial humano capaz de encontrar sucesso naquilo a que se propõe a pessoa.
    Cada aula consta de uma hora a uma hora e meia. Poderão ser feitas diariamente.


    PÚBLICO ALVO: Toda e qualquer pessoa que queira melhorar em termos de corpo/mente, saúde e disposição.


    CARGA HORÁRIA: de 08 a 16 horas


    DOCENTE: Magda Vilas-Boas

  • Valores Humanos na Educação

    EMENTA

    Curso que prioriza a educação em valores humanos. O autoconhecimento e a vivência dos valores são preponderantes; professores, pais, alunos e escolas assumem o modelo da sociedade do futuro, já.O progresso de uma nação só acontece quando o sistema educacional integra a sabedoria de vida e o conhecimento intelectual, revelando o papel do homem na sociedade a valorização da vida.


    JUSTIFICATIVA

    Vivemos um momento histórico em que o ser humano está sedento de conhecimento, sedento também de fé e de experiências de realização. E para pôr em prática uma mudança do comportamento social faz necessária a compreensão do homem, do mundo, das ciências exatas e humanas não só por via do intelecto mas por uma transformação interior que atinja o âmago do ser e se manifeste conscientemente por suas ações. E sabemos que a Educação tem um papel fundamental, que pode trazer uma nova compreensão da existência, de acordo com a idéias de Marilu Martineli..


    OBJETIVOS

    Este curso tem o objetivo de colaborar com professores, profissionais da Educação no sentido de transformá-los em verdadeiras sementes de valores para assim, influenciarem em seus alunos e em todo ambiente onde estiver atuando.
    Tem o objetivo de apoiar e sustentar uma motivação, a fim de que o projeto de Valores humanos seja implementado na Educação.
    Oferecer uma visão geral dos princípios e uma clara compreensão dos Valores Humanos que o professor poderá utilizar nas situações, no ambiente escolar.


    TEMAS

    • Conhecimento e Consciência: O despertar de uma Nova Era
    • O que são valores humanos. Valores Humanos, filosofia da Vida.
    • Os valores humanos e aspectos da Personalidade
    • Valores Humanos relativos à Verdade
    • Valores Humanos relativos à Ação Correta – Visão de Cidadania
    • Valores Humanos relativos à Paz
    • Valores Humanos relativos ao Amor
    • Valores Humanos relativos à Não-violência
    • Como transmitir os valores Humanos
    • A família e a Educação em valores humanos
    • A metodologia do Programa de Educação em Valores Humanos
    • Técnicas de aplicação do Programa de Valores Humanos dentro e fora da sala de aula.
    • O fator humano na Educação em Valores Humanos
    • Educação para a Excelência
    • O desenvolvimento das faculdades intelectuais e intuitivas
    • Criatividade e Novas Metodologias dentro de Valores Humanos
    • Disciplina na Escola: autonomia e Limites X Valores Humanos
    • Ética e Valores Humanos ( Ou arte da Convivência)
    • Valores Humanos, Cidadania e meio ambiente
    • Valores Humanos, Saúde e Qualidade de Vida
    • Valores Humanos e Sexualidade em Educação
    • Valores Humanos e Formas de Comunicação
    • Valores Humanos e o Facilitador Holocentrado
    • Valores Humanos e Inteligência Emocional
    • Valores Humanos e Parâmetros Curriculares Nacionais
    • Valores Humanos e a Nova Lei de Diretrizes e Bases
    • Valores Humanos e Temas Transversais
    • Valores Humanos e o Projeto Gentileza
    • Valores Humanos e a Histórias Infantis, Televisão, cinema, etc.

    CARGA HORÁRIA: 80 horas