• Como manter a autoridade dos pais?

    Primeira coisa é combinar com os filhos o que pode ser feito em casa e o que não pode. A partir daí ter comportamentos firmes em não permitir que sejam desobedecidas as normas combinadas. Outra coisa importante é não dizer não sempre e quando disser, explicar o porquê do não. Conviver, brincar, ter momentos de ternura, de carinho e ao mesmo tempo ter atitudes e exemplos firmes, torna a convivência harmoniosa e equilibrada.

  • Qual é a diferença entre autoridade e autoritarismo?

    Autoritarismo é quando os pais ou líderes têm a palavra onipotente, em que somente ele sabe e não dá ouvidos aos outros. Autoridade é quando os pais, educadores e líderes, têm posicionamento em que pode ouvir dialogar, combinar juntos o vão fazer. O autoritarismo só prejudica a educação, faz pessoas redicais, revoltadas e violentas. a autoridade deve existir para que os educandos sejam orientados por meio do diálogo e da alegria da convivência.

    Magda Vilas-Boas

  • Quem deve dar ordens em casa para os filhos, pai ou mãe?

    Os dois, depois que combinaram entre si quais normas serão determinadas. Devem passar as normas numa reunião de família, em que os filhos possam ouvir opinar. E se os pais não estiverem de acordo com a opinião dos filhos, dialogar e esclarecer o porquê das normas. Nunca um dos cônjuges pode desrespeitar as ordens do outro.

    Magda Vilas-Boas