A consultoria educacional se inicia com reuniões com direção e coordenação para sentir quais as necessidades da escola como um todo. São trabalhadas as necessidades, buscando dirimir as dúvidas e trazendo resultados, como: trabalho em equipe, relações humanas na escola, procedimentos em sala de aula, dificuldades de aprendizagem, relacionamento com professores, direção e coordenação, relacionamento com pais, qualidade de comunicação, motivação, liderança e postura em sala de aula, a questão da disciplina e outras. Oferecemos palestras e formação para professores e profissionais da educação, palestras e grupos de estudo para pais. Fazemos atendimentos em coaching, individuais e em grupos em mediação e conciliação de conflitos, coaching e equilíbrio emocional.
Clique nas abas abaixo e conheça melhor cada projeto desenvolvido pela equipe da Consultoria Vilas-Boas:
APRESENTAÇÃO
O Projeto pretende levar aos participantes da Escola Aberta do SESC Campinas a consciência de que é muito importante adquirir sempre mais autonomia para que a vida lhe seja mais leve, prática, prazerosa.Pretende estimular o idoso a se responsabilizar por si mesmo, a tornar-se o mais autônomo possível, sentir-se capaz naquilo que pode fazer. E, principalmente, mostrar-lhe o quanto ele ainda pode conseguir, o quanto ainda pode ser feliz.
Neste projeto estarão inseridas. Curso ligado ao movimento corporal, à música, ao canto e ás dinâmicas grupais, que leva em conta o relaxamento muscular, a oxigenação cerebral relacionados ao bem-estar emocional. É um trabalho de visão da pessoa como um todo, um holos, é, portanto uma atividade de integração do ser. Elimina o estresse e a ansiedade, provoca equilíbrio físico e mental. O participante aprende neste curso técnicas que poderão ser usadas em qualquer momento e locais, construindo em si e nos outros a harmonia.
DESCRIÇÃO DO PROJETO
O Projeto será desenvolvido constando de sete encontros, os quatro primeiros dirão respeito à autonomia física, das relações e emocional. Os três últimos encontros serão referentes à autonomia financeira.
OBJETIVOS: Levar aos idosos, reflexões, dinâmicas e idéias práticas de como se tornar sempre mais autônomo na sua vida particular, nas relações, emocionalmente e financeiramente.
TEMAS ABORDADOS
VANTAGEM DO PROJETO
Os participantes, tendo vivenciado o projeto, terão em mãos ferramentas de como viver e conviver com mais autonomia, donos de si mesmos, sabendo o que querem e como realizar seus anseios harmoniosamente.
CARGA HORÁRIA: Sete sessões de duas horas cada. Às sextas-feiras, das 14 horas às 16 horas. Total de horas: 14.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: Qualquer número, desde que haja espaço suficiente e amplitude de som.
RECURSOS AUDIOVISUAIS: aparelho de som com CD e datashow, computador para os programas windows, Word, power point, com som. É possível também trabalhar sem o datashow, somente com o som.
DOCENTE MAGDA LUCIA VILAS-BOAS
Documentos: RG nº. 11.376.717 SSP/MG CIC nº. 143.747.678-35
Formação profissional: Professora de Língua e Literatura. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Pós-graduação em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN, formação em Biodança, Terapias Alternativas Complementares, e Practioner em Programação Neurolinguistica.
Experiência profissional relacionada com a temática: 20 anos como professora e consultora em empresas e escolas. Autora de quatro livros ligados à Educação e um CD de áudio de desenvolvimento pessoal. Experiência de trabalho com idosos por 5 anos e autora de um livro referente à atividade.
EMENTA
Curso que prioriza a educação em valores humanos. O autoconhecimento e a vivência dos valores são preponderantes, pois professores, pais, alunos e escolas assumem o modelo da sociedade do futuro.O progresso de uma nação só acontece quando o sistema educacional integra a sabedoria de vida e o conhecimento intelectual, revelando o papel do homem na sociedade na valorização da vida.
JUSTIFICATIVA
Vivemos um momento histórico em que o ser humano está sedento de conhecimento, de fé e de experiências de realização. E para pôr em prática uma mudança do comportamento social faz necessária a compreensão do homem, do mundo, das ciências exatas e humanas não só por via do intelecto, mas por uma transformação interior que atinja o âmago do ser e se manifeste conscientemente por suas ações. E sabemos que a Educação tem um papel fundamental, que pode trazer uma nova compreensão da existência.
OBJETIVOS
Este curso tem o objetivo de colaborar com professores e profissionais da Educação no sentido de transformá-los em verdadeiras sementes de valores para assim, influenciarem seus alunos e todo ambiente onde estiver atuando.
Tem o objetivo de apoiar e sustentar uma motivação, a fim de que o projeto de Valores Humanos seja implementado na Educação. Oferecer uma visão geral
dos princípios e uma clara compreensão dos Valores Humanos que o professor poderá utilizar nas situações no ambiente escolar.
TEMAS
CARGA HORÁRIA: 60 HORAS
INVESTIMENTO: R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) a hora trabalhada.
DOCENTE - MAGDA LUCIA VILAS-BOAS
Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN Franca/SP. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo/SP. Curso de Coaching Express Condor Blanco pela AIPC Associação
Internacional dos Profissionais de Coaching. Mestranda em Pedagogia Empresarial pela Winsconsin International University/USA.
HABILIDADES PARA FORMAÇÃO
EXPERIÊNCIA
AUTORA DE VÁRIAS OBRAS
CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES
http://lattes.cnpq.br/7756770179048738
Estudar sempre. Aprimorar-se. Superar-se e estar sempre pronto a aprender parecem ser sempre e agora, mais que nunca, as condições do trabalho do professor.
JUSTIFICATIVA
Sabemos das grandes dificuldades encontradas no dia-a-dia escolar em trazer motivação aos alunos, em fazê-los se interessarem pelo conteúdo e em se disciplinarem para uma responsabilidade na aprendizagem. Sabemos também que as circunstâncias sociais, familiares, tecnologias fazem com que o aluno esteja disperso e desinteressado.
Este curso instiga o diálogo entre os professores, estimula a criatividade de ousar o novo, de incorporar o que dá prazer ao professor e ao aluno na sala de aula, oferecendo um suporte para as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar e, oferecendo também um novo modo de produção de conhecimento.
OBJETIVOS
O objetivo é criar situações de trabalho em que a prática escolar se apresente com possibilidade de construção de conhecimento e viabilidade de solução para os processos vivenciados pelo professor em sala de aula.
A finalidade maior deste curso é reacender nos participantes o prazer de ensinar, transformando este ensinar em alegria de conhecer.
CONTEÚDOS
PÚBLICO ALVO: Professores de todas as áreas e pessoas interessadas no assunto.
INVESTIMENTO: A negociar
RESULTADOS ESPERADOS
MATERIAIS
RESPONSÁVEL Magda Vilas-Boas
OBJETIVO
Este curso tem o objetivo de ensinar às pessoas técnicas de como relaxar, meditar, contemplar e organizar a vida para uma realização individual e no relacionamento com os outros.
O ser humano vive correndo, sem tempo para parar e se sentir. Assim fica sem experienciar a tranqüilidade e a calma. O nosso curso vai dar esta oportunidade, eliminando as tensões e provocando soltura e bem-estar. O Relaxamento é importante porque faz dominar as tensões, provocando saúde física e mental, oferecendo equilíbrio emocional, integração corpo/mente e melhora as relações humanas consigo mesmo, na família, no trabalho e na sociedade em geral.
CONTEÚDO
CARGA HORÁRIA: 08 horas
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 40 pessoas
INVESTIMENTO: a combinar
DOCENTE MAGDA VILAS-BOAS
Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Pós-graduação em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN (Universidade de Franca/SP). Especialista em Terapias Alternativas/complementares, Relaxamento Psicossomático, Massagem Relaxante Integrativa, Treinamento Autógeno e Biodança. Pracctioner em Programação Neurolingüística.
AUTORA DOS SEGUINTES LIVROS
Relaxamento com Crianças - Editora Loyola traduzido para a língua espanhola com o título Ejercicios de Relaxación para Niños - 15a. Edição.
Terceira Idade: uma Experiência de Amor Edições Paulinas 5a. Edição.
Crianciranda: Terapia Corporal com Crianças Editora Loyola 3a. Edição.
Resgatando a Vida Guia de apoio ao processo de cura Editora Vitória Uberaba~MG, 1ª Edição.
CD Atraindo Realizações inspirado no filme O Segredo.
Ultrapassando a Fragmentação: Pedagogia da Inteireza na Educação de Jovens e Adultos Editora CNC Uberaba: 2012.1ª Ed.
Apresento Soeli Carmen Zanatta, excelente professora, facilitadora de variados trabalhos. Aproveitem!
PROJETO:CONSTRUINDO SAÚDE
Soeli Carmen Zanatta
EMENTA
A atividade visa oferecer a possibilidade de dedicar um tempo da nossa jornada para cuidar das questões relativas a saúde, esta pensada a nível físico, emocional e mental.
OBJETIVOS
Proporcionar aos participantes uma atividade corporal que auxilie o organismo a manter o equilíbrio interno, permitindo assim que a sabedoria inata do nosso corpo possa se manifestar, elevando os níveis de saúde.
BENEFÍCIOS ESPERADOS
Aumento da consciência corporal
Redução dos níveis de Stress;
Redução das tensões musculares;
Aumento da disposição, do ânimo;
Melhora na comunicação intra e interpessoal;
Engasgante,
Sofrida,
Amante!
A palavra engasgada
Na garganta sufocante,
Quer sair, está pronta...
Meio tonta,
Mas entalada
Na essência do Ser.
É isso!!!
Ser!!!
Escrever é ser
É viver.
É vencer a palavra
É buscar a vida
E é também morrer...
EMENTA
A Língua, mais que liberdade, necessita de sabor e é a Literatura que cumpre o papel de alimentar a linguagem. E na ordem do saber, para que as coisas se tornem o que são, o que foram, é necessário esse ingrediente, o sal das palavras. É esse gosto das palavras que faz o saber profundo, fecundo". (Barthes, 2000, p.21). Barthes atenta para a liberdade de criação de quem escreve, compara a língua ao teatro (2000 p. 28), mais especificamente ao drama (do grego que significa ato, ação).
Portanto, não se pode negar que a língua, na sua modalidade literária, fecunda neologismos, signos, símbolos; mistura prosa e poesia para parir idéias de forma autêntica, seduzindo e dando prazer não só a quem escreve como a quem lê (Cíntia Barreto).
Escrever consiste, em escrever contra, sobre, a favor, ou, mais simplesmente, a partir de outros textos. Não há escrita sem polêmica, retomada, citação, alusão, etc. Ninguém escreve a partir do nada, ou a partir de si mesmo (UNICAMP, 2001).
O melhor estímulo para a reflexão é a leitura. E reflexão é ingrediente primordial para escrever. É o processo intrigante: ler o que os outros já escreveram a partir de outras leituras e assim, indefinidamente, pois a escrita está impregnada de outras escritas, ou seja, a leitura é dialogo direto ou indireto com outras leituras. A leitura é um diálogo velado com o outro.(Cíntia Barreto,) A leitura deve ser útil, deve aproximar aquele que lê daquele que escreve e deve propiciar, antes de qualquer coisa, a reflexão. Portanto, há de se reforçar o que Othon Moacyr Garcia disse: aprender a escrever é aprender a pensar.
A oficina será um momento de reflexão sobre o autor, o ato de criar, de produzir fantasia, de encantar com o elemento mágico da escrita. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o processo de criação por que passa o escritor e entrar em contato com a personalidade de quem escreve através da leitura. Além de perceber a forma como o escritor concebe o mundo que o cerca e sobre ele age.
OBJETIVOS
Levar professores, pesquisadores da Literatura Infantil, contadores de Histórias e autores a penetrar no mundo íntimo do escritor e da escrita, da criação, pois todos têm muitos livros dentro de si. Compreender o processo de escrever, seus estágios e habilidades. Apresentar estratégias e oportunidades de tempo e de espaço onde os participantes possam se reunir e criar dinâmicas para o fortalecimento das relações sócio afetivas e de dimensão íntima na construção da história deles e dos seus alunos.
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
A oficina será realizada utilizando-se de variadas estratégias, como: dinâmicas grupais, técnicas lúdicas, exercícios de Biodança e de Programação Neurolinguística, como também exercícios de leitura e criação, oral e escrita.
PUBILCO ALVO
Professores de Literatura, contadores de histórias, autores e pesquisadores da Literatura infantil, agentes de leitura, artistas e público adulto em geral.
CARGA HORÁRIA: 16 horas.
DOCENTE MAGDA LUCIA VILAS-BOAS
Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN Franca/SP. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo/SP. Curso de Coaching Express Condor Blanco pela AIPC Associação Internacional dos Profissionais de Coaching. Mestranda em Pedagogia Empresarial pela Winsconsin International University/USA.
HABILIDADES PARA FORMAÇÃO
EXPERIÊNCIA
AUTORA DE VÁRIAS OBRAS
CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES
http://lattes.cnpq.br/7756770179048738
BIBLIOGRAFIA
EMENTA
É de conhecimento geral a premente necessidade de se adquirir consciência de valores fundamentais para a vida harmoniosa com as pessoas, com a Natureza e com as situações. Importância essa que se fundamenta no aprendizado de um novo modo de vida, com equilíbrio, foco, respeito e discernimento.
No intuito de trabalhar a interdisciplinaridade, citada na nova lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Transdisciplinaridade, que propõem uma Educação calcada na cidadania, no conhecimento e vivência em temas transversais: o compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Por isso a necessidade de trabalhar meio ambiente, sexualidade, cidadania, pluralidade cultural, saúde, questões estas importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana do nosso aluno, trazendo assim, a prática do autoconhecimento, do respeito pelo outro, da transposição para a vida pessoal de valores morais, equilíbrio emocional, responsabilidade pela melhoria na qualidade de vida no planeta, relacionamento harmonioso com o espaço onde vive e com as pessoas com quem convive.
Este projeto, portanto tem o objetivo de levar aos aprendizes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio valores humanos e conhecimento sistêmico da vida. E para isso, apresentamos o presente projeto.
DESENVOLVIMENTO
O projeto compreende quatro estórias.
Todas as estórias terão o mesmo objetivo, apresentarão valores, em diferentes circunstâncias e adequados à faixa etária e ao nível de ensino. Serão acompanhadas de manual de orientação e sugestões (quanto à aplicação em termos de desenvolvimento de valores humanos e aplicação da interdisciplinaridade) de utilização das histórias para que os professores sejam facilitados ao utilizar o material.
Será formatado também um trabalho para pais, professores e profissionais da Educação, no sentido de conhecimento de todo o conteúdo trabalhado com os aprendizes, uma vez que se trata de reflexão e mudança de comportamento. Desta forma toda a comunidade escolar será beneficiada no aprendizado de busca de um estilo de vida mais saudável e harmonioso, pois todo adulto é um educador.
Apresentamos, como primeiro passo, uma história, própria para o final da primeira fase do Ensino Fundamental ou início da segunda fase (de 3ª série a 6ª série), o presente projeto e um manual de sugestões para o trabalho com a estória.
INTRODUÇÃO
O conhecimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Brasileira tem o objetivo de colaborar com o professor na elaboração do seu trabalho, estimulando seu esforço diário em fazer com que os alunos se insiram no conhecimento e desenvolvam habilidades essenciais para crescerem como cidadãos participativos, que refletem, autônomos e conhecedores de seus direitos e deveres.
Estudar sempre. Aprimorar-se. Superar-se e estar sempre pronto a aprender parecem ser sempre, e agora, mais que nunca, as condições do trabalho do professor.
Como conseqüência desse conjunto de características relacionadas ao trabalho do professor, temos verificado, mais acentuadamente nos últimos anos, um crescimento das iniciativas daquilo que já foi, há muito tempo, chamado de reciclagem, posteriormente, de capacitação e, mais recentemente (de forma mais adequada), de Educação Continuada.
Este projeto visa a uma conscientização crescente, acerca da importância de garantir ao professor formas concisas de aperfeiçoamento.
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
MATERIAIS NECESSÁRIOS
PÚBLICO ALVO: Professores e profissionais da Educação.
DURAÇÃO: 60 horas
DOCENTE - MAGDA LUCIA VILAS-BOAS
Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN Franca/SP. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo/SP. Curso de Coaching Express Condor Blanco pela AIPC Associação
Contultoria Vilas-Boas
Internacional dos Profissionais de Coaching. Mestranda em Pedagogia Empresarial pela Winsconsin International University/USA.
HABILIDADES PARA FORMAÇÃO
EXPERIÊNCIA
AUTORA DE VÁRIAS OBRAS
CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES
http://lattes.cnpq.br/7756770179048738
O corpo e a palavra no processo criativo.
JUSTIFICATIVA
Há uma grande necessidade de uma mudança de postura de conhecimento da língua e de estratégias de como utilizá-la. No meio universitário percebemos a dificuldade em elaborar trabalhos de pesquisa que implicam reflexão sobre a aprendizagem e sobre ação interacionista com as pessoas e com a própria vida.
Acredita-se que a carência lingüística na sua forma culta é hoje uma problemática que deve ser pensada e discutida por todos os educadores. Para isso este projeto propõe uma reflexão sistemática do uso das diferentes linguagens e sua prática, por meio do aprendizado da produção de textos e da ortografia, num processo reflexivo do educador e das pessoas que sentem necessidade de aprimoramento na Língua .
OBJETIVOS
CONTEÚDO
HORAS | CONTEÚDO | PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS | RECURSOS | SISTEMA DE AVALIAÇÃO |
04 | Comunicação Oral e Escrita - o ato de comunicar | Apresentação teórica | Xerox de textos | Discussão de leituras |
08 | Diferentes concepções de ensino-aprendizagem e de leitura - aspectos teóricos | Apresentação teórica da docente | Papel A4 e canetas | Dinâmicas de grupo |
04 | A leitura sob um enfoque interacionista | Orientação da discussão | Xerox de textos e vídeo | DIscussão de leitura em grupo |
08 | A leitura sob um enfoque da análise do discurso | Análise de vários textos | Xerox de textos e letras de música | Análise de um texto (trabalho individual) |
12 | A leitura a partir de uma concepção sócio-discursiva | Apresentação de variadas leituras | Som, vídeo, pinturas | Participação de cada aluno nas apresentações |
12 | A importância do contexto de produção e do contexto de leitura para compreensão do texto | Orientação para visita a campo | Datashow | Participação da Visita a campo |
16 | A intertextualidade: Coesão e Coerência textuais. Texto e linguística do texto | Oficina: leitura e produção de textos | Jornais, revistas, bulas, receitas, etc. | Produção de textos. Vivências fora da sala de aula |
08 | Leitura e produção de texto narrativo | Apresentação de variados textos narrativos | Textos Xerocados | Exercícios de observação e detalhamento |
08 | Leitura e produção de texto descritivo | Visita a campo, análise e discussão | Papel A4 e canetas | Produção de textos. Discussão dos resultados. |
08 | Leitura e produção de texto dissertativo | Análise de textos e exercício de relaxamento | Jornais, revistas, etc. | Discussão dos resultados |
06 | Análise do Discurso | Análise de textos | Tintas para pintura a dedo | Dinâmicas grupais, análise de textos |
24 | O texto na sala de aula (jornais, revistas, murais, cartazer, vídeos, receitas, bulas, etc) e como trabalhar | Apresentação da docente e análise do material pedido, elaboração de materiais semelhantes e apresentação dos grupos | Jornais, revistas, cola, tesoura, tintas, giz de cera, papel A4 | Elaboração de materias semelhantes e apresentação dos grupos |
12 | O silenciamento de sentido nos livros didáticos | Apresentação da docente e pesquisa de campo | Papel A4 e canetas | Análise e avaliação da pesquisa de campo (em grupo) |
12 | Os diferentes tipos de linguagens e suas aplicãções na Educação | Apresentação e análise das amostras dos diferentes tipos de linguagens | O aluno trará o material necessário para seu grupo | Criação e apresentação dos grupos. Seminário |
08 | O papel dos modalizadores e das diferentes vozes em um texto - como lê-los e compreendê-los? (diferentes possibilidades de leitura) | Orientação feita pelas docentes para a Oficina | Textos Xerocados | Oficina de leitura e compreensão dos textos |
32 | Gramática e Interação: uma proposta de utilização da linguagem na pesquisa | Orientação para a criação do portfólio e projetos | Material do aluno | Criação de portfólio e projetos |
METODOLOGIA DE TRABALHO
A metodologia de trabalho é apoiada por modernos recursos audiovisuais e abrange:
AVALIAÇÃO
Será aprovado (para fins de certificação) o participante que comparecer a, pelo menos 90% das aulas ministradas e obtiver nota igual ou superior a 80 nos trabalhos, provas, projetos e portfólio. Esta avaliação será constante, durante todo o curso.
PÚBLICO-ALVO
Dirigido a profissionais em geral, alunos cursando licenciatura, graduandos e toda pessoa interessada no aprofundamento da Língua..
CARGA HORÁRIA:180 horas/aula
HORÁRIO: 16 encontros: Às sextas-feiras, das 19 horas às 22 horas aos sábados das 08 às 12 e das 13 às 17 horas (ou outro horário a combinar com a Instituição).
INVESTIMENTO: R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) a hora trabalhada.
DOCENTE - MAGDA LUCIA VILAS-BOAS
Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN Franca/SP. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo/SP. Curso de Coaching Express Condor Blanco pela AIPC Associação Internacional dos Profissionais de Coaching. Mestranda em Pedagogia Empresarial pela Winsconsin International University/USA.
HABILIDADES PARA FORMAÇÃO
EXPERIÊNCIA
AUTORA DE VÁRIAS OBRAS
CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES
http://lattes.cnpq.br/7756770179048738
BIBLIOGRAFIA
EMENTA
Exercício corporal sintonizado com a música com objetivo de eliminar calorias, estresse e relaxar.
Neste exercício são utilizadas técnicas que provoquem unidade entre corpo e mente, equilíbrio emocional e motivação de vida com qualidade, além de desenvolver auto-estima e autodisciplina, numa visão sistêmica da vida.
OPERACIONALIZAÇÃO
Estes exercícios têm uma sistemática que vai de exercícios leves, relaxamento aos de alto impacto.
Trabalha também a relação com o próprio corpo, relação grupal, o lúdico, a autoliderança para mudanças internas.
São utilizados exercícios de Programação Neurolingüística para uma reprogramação mental de transformações mentais, aprendendo como dirigir o cérebro para busca da excelência pessoal, entrando em contato com o potencial humano capaz de encontrar sucesso naquilo a que se propõe a pessoa.
Cada aula consta de uma hora a uma hora e meia. Poderão ser feitas diariamente.
PÚBLICO ALVO: Toda e qualquer pessoa que queira melhorar em termos de corpo/mente, saúde e disposição.
CARGA HORÁRIA: de 08 a 16 horas
DOCENTE: Magda Vilas-Boas
EMENTA
Curso que prioriza a educação em valores humanos. O autoconhecimento e a vivência dos valores são preponderantes; professores, pais, alunos e escolas assumem o modelo da sociedade do futuro, já.O progresso de uma nação só acontece quando o sistema educacional integra a sabedoria de vida e o conhecimento intelectual, revelando o papel do homem na sociedade a valorização da vida.
JUSTIFICATIVA
Vivemos um momento histórico em que o ser humano está sedento de conhecimento, sedento também de fé e de experiências de realização. E para pôr em prática uma mudança do comportamento social faz necessária a compreensão do homem, do mundo, das ciências exatas e humanas não só por via do intelecto mas por uma transformação interior que atinja o âmago do ser e se manifeste conscientemente por suas ações. E sabemos que a Educação tem um papel fundamental, que pode trazer uma nova compreensão da existência, de acordo com a idéias de Marilu Martineli..
OBJETIVOS
Este curso tem o objetivo de colaborar com professores, profissionais da Educação no sentido de transformá-los em verdadeiras sementes de valores para assim, influenciarem em seus alunos e em todo ambiente onde estiver atuando.
Tem o objetivo de apoiar e sustentar uma motivação, a fim de que o projeto de Valores humanos seja implementado na Educação.
Oferecer uma visão geral dos princípios e uma clara compreensão dos Valores Humanos que o professor poderá utilizar nas situações, no ambiente escolar.
TEMAS
CARGA HORÁRIA: 80 horas