Primeira coisa é combinar com os filhos o que pode ser feito em casa e o que não pode. A partir daí ter comportamentos firmes em não permitir que sejam desobedecidas as normas combinadas. Outra coisa importante é não dizer não sempre e quando disser, explicar o porquê do não. Conviver, brincar, ter momentos de ternura, de carinho e ao mesmo tempo ter atitudes e exemplos firmes, torna a convivência harmoniosa e equilibrada.
Autoritarismo é quando os pais ou líderes têm a palavra onipotente, em que somente ele sabe e não dá ouvidos aos outros. Autoridade é quando os pais, educadores e líderes, têm posicionamento em que pode ouvir dialogar, combinar juntos o vão fazer. O autoritarismo só prejudica a educação, faz pessoas redicais, revoltadas e violentas. a autoridade deve existir para que os educandos sejam orientados por meio do diálogo e da alegria da convivência.
Magda Vilas-Boas
Os dois, depois que combinaram entre si quais normas serão determinadas. Devem passar as normas numa reunião de família, em que os filhos possam ouvir opinar. E se os pais não estiverem de acordo com a opinião dos filhos, dialogar e esclarecer o porquê das normas. Nunca um dos cônjuges pode desrespeitar as ordens do outro.
Magda Vilas-Boas